Texto lido na Missa da Reinauguração de nossa Matriz Paroquial

25/11/2014 00:15

   .Exmo e Revmo Srº Arcebispo Metropolitano de Niterói Dom José Francisco,

Exmo e Revmo Srº Arcebispo Émerito Dom Frei Alano Maria Pena,

Exmo e Revmo Srº Pe. Pedro Pereira, demais Padres, Reverendo Diáconos, Autoridades presentes e todo povo de Deus.

É com grande alegria que nesta data ao nos reunirmos nesse templo, recordamos o ano de 1944, quando o povo do bairro da Engenhoca recebeu a graça de ter um lugar próprio para celebrar a Eucaristia. Nesta casa que tem como padroeira Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, na ocasião, o Bispo Dom José Pereira Alves, presidiu a celebração de inauguração.

Hoje 70 anos depois, não podemos deixar de fazer memória a todos que foram envolvidos nesta obra. A começar pelo Monsenhor Reader, e todos os Benfeitores que cujo os nomes estão gravados nas paredes do coro desta Igreja, Pe. Angelo Bruno, Pe. Luiz Galdino, Pe. Rolando Canalini, Pe. Paulo César e hoje nosso amado Pároco Pe. Pedro Pereira. Neste período várias foram as reformas que aconteceram nesta casa, porém nos últimos 4 anos fomos pegos de surpresa, pois foi identificado que esta matriz  necessitava de uma grande reforma, levando as missas aqui celebradas a serem transferidas para o salão paroquial na data de 02/05/2011. Há mais ou menos 1 ano após nossa transferência, entre campanhas e dificuldades, foi dado início as obras, cujo projeto posteriormente teve que ser modificado.

Pela graça de Deus neste ano de 2014, nossa Paróquia foi agraciada com a chegada do nosso atual Pároco, que ao conhecer a nossa realidade e as condições desta casa, na sua humildade e sabedoria, em sua primeira missa, pediu licença para entrar em nossos corações, conquistando a todos que aqui estavam, e se comprometeu a retornarmos o quanto antes para este templo, casa da mãe de Deus.

Foram 9 meses de duro trabalho, com a participação em massa da comunidade, entre campanhas, doações e acima de tudo muita compreensão diante de nossas limitações. A cada dia vivenciado, um tijolinho foi colocado, na certeza de alcançarmos esta vitória na presença de Cristo Jesus, e desta pequena parcela do povo de Deus. Destacamos alguns itens desta reforma: Troca do telhado,  construção da lage, praticamente todo o embolso, piso, revestimento das paredes internas, pinturas interna e externa, capela do santíssimo, revitalização de toda a sacristia, incluindo o mobiliário, iluminação, substituição do altar, reforma das portas e escada, dentre muitos outros itens. Portanto agradecer é muito pouco, mas os méritos destes acontecimentos são de toda a comunidade aqui presente, e também daqueles que por algum motivo não puderam estar aqui. Tenho certeza que o convite de Cristo: “VEM E SEGUE-ME”, foi ouvido com fervor, pois é percebível o brilho no olhar de cada um ao rever todo este templo reformado.

Agora só nos resta dizer como membro desta comunidade Cristã,  muito obrigado por acreditarem no nosso trabalho.

Deus esteja em nossos corações, pois em CRISTO somos mais que VENCEDORES.

 

José Ricardo (Acólito Instituido)