Quaresma - Tempo de Reflexão e Conversão

06/03/2015 09:01

Anualmente, no Calendário Litúrgico vivenciamos o Tempo da Quaresma. Muita gente ainda pode não saber o que significa este período, portanto, um esclarecimento se faz necessário.

A palavra quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus cristo, comemorada no famoso domingo de páscoa. Esta prática data desde o século IV.

Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor), os católicos realizam a preparação para a páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual, ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressada nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo vivo, ressuscitado no Domingo de Páscoa.

Aproveitemos mais esta oportunidade, que Deus nos dá para darmos passos largos estabelecendo uma plena comunhão com Cristo, nosso Caminho, Verdade e Vida.