Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência

Mensagem por ocasião dos 60 anos, Jubileu de Diamante, de criação de nossa Paróquia

06/08/2014 23:06

Revmo Sr. Padre Pedro Pereira, nosso amado pároco, Revdos diáconos Eliezer e Márcio, amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus.

Com grande Júbilo, não poderíamos deixar passar em branco esta data tão marcante para o povo do bairro da Engenhoca, nesta cidade de Niterói.

Há 60 anos, neste mesmo local, por decreto do bispo diocesano da época, Dom João da Mata de Andrade e Amaral, era criada a Paróquia que ficou sob o patrocínio de Nossa Senhora, sob a invocação de Mãe da Divina Providência, elevando a Capela de igual denominação, inaugurada há 12 de novembro de 1944, à condição de Matriz.

Sabemos por escritos antigos, de posse da sede arquidiocesana, que na ocasião da criação desta Paróquia o Sr. Bispo diocesano confiou a mesma aos padres vocacionistas de Nápoles assumindo sua direção o Padre Hugo Ferracio, auxiliado pelo Padre Maurício Lombardo e pelo Padre Ciro Nuzzo, todos da mesma congregação, porém a 23 de novembro do mesmo ano, os padres deixaram a Paróquia, assumindo-a o Padre Ângelo Bruno que os havia acompanhado da Bahia.

Padre Ângelo Bruno foi nosso primeiro pároco, homem de fibra e muito respeitado em nosso bairro. Dedicou aproximadamente 19 anos de seu ministério. Não foi atoa que foi sepultado nos átrios de nossa Matriz onde até a presente data se encontram os seus restos mortais.

Também por aqui passaram outros padres como: o Padre Luiz Galdino da Costa, nosso segundo pároco, o padre Wilson Wermelinger, foi vigário colaborador até a chegada do Padre Rolando Canalini, nosso terceiro pároco, hoje emérito, que conduziu este rebanho por 33 anos e meio, com suas belíssimas e catequéticas homilias, que apesar de seu temperamento forte, lutou para manter acesa a chama da fé das ovelhas deste redil. Com sua aposentadoria, foi designado como quarto pároco o Padre Paulo César Câmara, que conosco ficou por quatro anos. Sendo este transferido para uma nova missão, o Exmo Sr. Arcebispo Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói, transfere o Padre Pedro Pereira da Paróquia de São Francisco de Assis, no Apolo, para esta que aqui hoje se encontra reunida. 

Quis a providencia divina que o padre Pedro aqui chegasse, e com sua mansidão e sabedoria, conquistasse o nosso coração e nossa confiança, pois em tão pouco tempo entre nós, percebemos o zelo, o carinho, o amor para com a nossa Comunidade. Basta olhar ao nosso redor que a resposta é dada aos nossos olhos físicos e espirituais.

Não querendo me alongar, não podemos deixar de agradecer a todos que de alguma forma, contribuíram para que a nossa história, neste bairro chegasse até aqui. 

Jamais esqueceremos da família Mendes, que foi doadora do terreno onde hoje está construída nossa Matriz, e também, dos colaboradores da construção do Templo, cujos nomes estão gravados nas paredes do coro de nossa Igreja.

Enfim, nos resta é pedir a Deus, que esta data seja lembrada, não só hoje, mas para todo sempre, e que esta memória seja passada aos nossos familiares e descendentes, na certeza de que em breve, ao reinaugurarmos nossa Matriz, tenhamos em nossa consciência, a felicidade do dever cumprido, porém unidos na luta pelo bem comum e na continuidade da missão de Cristo.

Que Nossa Senhora Mãe da Divina Providência seja portadora de todas as bênçãos e graças necessárias para nossa caminhada.

Parabéns a nós todos!

06/08/2014
Jubileu de Diamante da Paróquia da Engenhoca
Claudio Luís Machado Muniz

Pesquisar no site

Contato

Equipe de Comunicação